sábado, 4 de janeiro de 2014

O Sorriso e o Prazer

Apresentações Que Falam Por Si devem mexer com quem assiste. O humor é uma forma de o fazer. Sabia que, segundo a Professora Augusta Gaspar, "Estão descritos 17 tipos de sorrisos (Ekman e Kelter, 1997). A experiência de prazer genuíno está associada a uma morfologia particular de sorriso – o sorriso de Duchenne. Mas só 1 em cada 4 vezes que experimentamos prazer genuíno é provável que a nossa cara exiba um sorriso (Gaspar e Esteves, 2012)."
Sendo assim, pode acontecer que a sua apresentação tenha proporcionado uma boa experiência aos participantes e que, mesmo assim, não se descortinem sorrisos...

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Fazer Apresentações Que Falam Por Si não é uma Missão Impossível

Fazer Apresentações Que Falam Por Si não é uma Missão Impossível. Ao longo do ano vou partilhar consigo diversas dicas que ajudarão a melhorar as suas apresentações! Mas, tal como numa verdadeira Missão, pergunte-se:
1 - Planeio e treino a minha apresentação até me sentir confortável e o discurso ser fluente?
2 - Analiso, com antecedência, o espaço do local onde vai decorrer a apresentação?
3 - Tenho atenção ao meu comportamento não verbal? As minhas expressões faciais e o contacto visual facilitam a interação com a audiência?
4 - Dou exemplos que facilitem a compreensão dos meus argumentos?
5 - Cumpro o tempo previamente estipulado sem ser necessário que me façam aqueles sinais irritantes de que está na hora de terminar?

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Apresentações Visuais e... Ganda 2014!

Apresentações Que Falam Por Si devem ser visuais, estratégicas e, se possível, com humor. Luís Frasco, faz isso como ninguém. Visite turnitvisual.com, conheça o trabalho deste profissional e repense a forma de fazer as suas apresentações.
E, já agora... Ganda 2014!!!