segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Na próxima apresentação, quer prender a atenção de quem o ouve?

Não é segredo nenhum que o discurso, especialmente durante uma apresentação, deve ser adaptado ao público a que é dirigido. Diferentes audiências requerem diferentes abordagens e o orador que ignorar este facto dificilmente terá resultados que falem por si.
            Tyler DeWitt é professor de várias disciplinas do ensino secundário, tanto nos Estados Unidos da América como na Coreia do Sul. Nesta Ted Talk, DeWitt fala, precisamente, sobre a forma como os conteúdos das suas disciplinas são apresentados aos alunos nos manuais escolares.

            É verdade que há limites para a adaptação do discurso, mas o que este professor quer dar a entender é que, desde que o conteúdo central não se perca, o orador deve estar à vontade para fazer as alterações que achar necessárias para prender a atenção e o interesse do público. Não aprenderão mais, os alunos, por exemplo, assim, do que se estiverem desatentos e a conversar com o colega do lado ou a olhar para o smartphone atrás do estojo? Deixo-o/a tirar as suas próprias conclusões.
            Outro professor de química, Ramsey Musallam, vai ao encontro do anterior com a sua própria Ted Talk. Através de uma experiência próxima da morte, Musallam apercebe-se de que estava a utilizar a abordagem errada para os seus alunos e que, para as suas aulas falarem por si, teria que cativar o interesse destes e a sua curiosidade.



André Moura